Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Inhotim: um lugar mágico e inesquecível


A interação é mesmo recorrente em todo o espaço do Inhotim. Seja com as obras, os visitantes, ou com a natureza. Assim é o maior jardim botânico do Brasil e maior museu a céu aberto da América Latina, que tem sido alvo de elogios e encantamento dos mineiros, brasileiros e estrangeiros. Um dos locais que é impossível não visitar. Lindo de viver!

A arte contemporânea mesclada com os jardins, que tiveram intervenções e contribuições de Burle Marx são o ponto alto deste lugar mágico e inesquecível. Isso sem falar que o local transborda educação, cultura e cidadania. Permanentemente, há novidades.
As palmeiras estão em toda a parte e há, inclusive, um trabalho para revitalização das mesmas em Minas Gerais, permitindo que elas recebam os cuidados necessários no Inhotim. Elas chamam bastante atenção assim como tudo acerca deste grandioso projeto, que é este centro de arte, cultura, lazer e jardim botânico.
As obras de arte conversam entre si, com o público e com os jardins. Algumas estão nas diversas galerias e outras ao ar livre. É simplesmente deslumbrante e, com certeza, uma experiência inesquecível e riquíssima. Você já imaginou, por exemplo, ouvir o som do centro da Terra? Pois é, esta experiência, caro leitor, você poderá ter no Inhotim. O lugar é realmente mágico como um todo.

Para interagir com o ambiente e proporcionar comodidade e descanso para a contemplação, enormes bancos de madeira estão espalhados por todo o instituto e parar para descansar é necessário! O local é enorme, mas, diante de tanto deslumbramento você até esquece as distâncias. Além do mais, quem quiser a comodidade de não caminhar, basta pagar pelos serviços de carros elétricos, que levam o turista às instalações de difícil acesso. Paga-se um preço fixo para uso ilimitado. A boa notícia é que, para pessoas com dificuldade de locomoção, o transporte é gratuito, com um carrinho por 50 minutos É necessário apenas informar na recepção que a equipe do Inhotim direciona o atendimento na recepção mesmo, já que é necessário fazer agendamento.
Visitar o Inhotim te dá sempre a motivação de voltar diversas vezes. Seja para visitar uma nova exposição para rever outras ou mesmo porque não deu tempo de ver todas e a curiosidade aumenta a cada instante. O percurso, a ordem de visitação fica por conta do visitante, por isso, sempre que vou, elejo algumas obras que não quero deixar de vivenciar. Há elementos da arte contemporânea para todos os gostos. São filmes, fotos, esculturas, instalações, pinturas, desenhos, vídeos, sons...
Cada ida a Inhotim deixa apenas a sensação de como é bom viver e experimentar coisas novas, apreciar e vivenciar a arte, a natureza, enfim, a vida!

Localização:

Inhotim fica na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                    *Texto e crédito das fotos: Karina Motta         

2 comentários: