Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

As igrejas de Bento Gonçalves/RS

Na capital nacional dos vinhos, tem até igreja que utilizou a bebida em sua construção e outra em formato de pipa
Igreja São Bento tem forma de barril utilizado para armazenar e transportar vinho
Vitrais coloridos da igreja São Bento chamam atenção
O caro leitor do BLOG VIAGENS PELO BRASIL sabe que faz parte dos meus roteiros turísticos conhecer as igrejas das cidades que visito e em Bento Gonçalves fui a quatro delas. Cada uma possui peculia-ridades que as tornam especiais, principalmente, em aspectos arquitetônicos. A mais próxima do hotel onde ficamos hospedados, por exemplo, possui formato de pipa, que são barris utilizados para armazenamento ou transporte de vinho. Ela é a igreja São Bento. O altar e as portas do templo são em madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos enfeitam o prédio. Uma curiosidade: os moradores disseram que em épocas de muito frio, neva exatamente neste local. Fiquei curiosa. Praticamente no cento da cidade nevando... Eu que nunca vi uma neve de perto achei bacana. Aqui também há uma escultura em homenagem aos imigrantes.

Igreja feita com vinho - E para continuar com as curiosidades sobre as igrejas de Bento
Gonçalves, há uma bem excêntrica. No Vale dos Vinhedos, a Capela Nossa Senhora das Neves, tem a singularidade de ter sido usado vinho em sua construção. É que acabou a água, por causa de uma grande estiagem que assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Terminaram a construção com vinho mesmo já que a colheita estava próxima e o vinho existente seria substituído pelo vinho novo. A bebida foi adicionada à palha de trigo formando a liga empregada para unir os tijolos.

Matriz Cristo Rei está localizada na praça Padre Rui Lorenzi, conhecida como praça das Rosas. Ela é em estilo gótico e chama bastante atenção.


Ao centro, sr. Lima que nos contou histórias sobre a Santo Antônio
No centro da cidade, mais uma gentileza de moradores dos municípios que visitamos e que sempre nos surpreendem com informações sobre a história do templo religioso. Entramos na bela Igreja de Santo Antônio – erguida em 1890 em estilo romano, com uma torre de 40 metros de altura e sinos importados de Bassano, na Itália –, ajoelhamos e fizemos nossas orações. Depois disso, começamos a apreciar as pinturas, esculturas, enfim, todos os detalhes do prédio. Quando começamos a fotografar, o sr. Lima se aproximou de nós, perguntou de onde éramos e começou a nos contar que participa das atividades da igreja desde os nove anos de idade. Já cantou em casamentos de casais que estão comemorando bodas de 60 anos. Contou que no fim de semana anterior à nossa visita, houve uma missa especial para comemorar os cem anos do altar da igreja, feito em mármore carrara, trazido direto da Itália. Muito bom e sorte de turista/jornalista que sempre encontra uma pessoa para passar informações diferenciadas dos locais que visitamos. Adoro isso!

Ela é em etilo romano. As estátuas de Cristo e de Santo Antônio são esculpidas em madeira maciça. Em seu interior as paredes possuem pinturas retratando os milagres de Santo Antônio. Muito bela!


No distrito de Faria Lemos. Há uma igreja e, do mirante, é possível ter uma vista esplendorosa do morro do campanário, o Vale Aurora, onde fica a maioria dos cooperados da vinícola Aurora. Da torre no terreno da igreja, a paisagem é ainda mais linda pelo que nos contaram, mas, infelizmente, o acesso estava bloqueado. Mas da altura que vimos, só este cenário foi suficiente para sabermos que a região é maravilhosa.

Localização:

Bento Gonçalves fica na região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.


Visitei e recomendo:
Igreja São Bento
Matriz Cristo Rei
Capela Nossa Senhora das Neves
Igreja de Santo Antônio
Igreja do distrito de Faria Lemos


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. Nossa, que legal. Adorei.
    Tenho muita vontade de conhecer o Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana,Grasiely! Recomendo muito. Pode ir que tenho certeza de que irá gostar.

      Excluir